terça-feira, 15 de maio de 2012

Esmeril com Motor de Máquina de Lavar

Final de semana chegou a nova máquina de lavar, e a antiga ficou de lado, após uma conversinha com meu pai ele me autorizou a desmontar a mesma.
Logo de cara percebi que ela tem 2 sistemas de solenoides, sendo um deles acoplado á uma bomba, que é o responsável por retirar a água da maquina após a lavagem. Esses solenoides serão usados no meu sistema de irrigação automático, a ser colocado em breve aqui..

Outra coisa a ressaltar é o motor, visto que o motor que estava sendo usado nele é um motor da WEG, com uma excelente e forte redução a correia. Pensei em princípio em fazer um torno, porém iria sair tão caro (tempo + projeto + peças + montagem) quanto comprar um mini torno usado, então busquei algo mais fácil, e que eu vá usar no meu futuro laboratório, um ESMERIL. Após pesquisar, encontrei até um vídeo de um esmeril com motor de maquina de lavar sendo usado. Farei outro post quando ele tiver pronto. 
Segue abaixo o vídeo que eu me inspirei:



O mais importante não é a economia, nem a reciclagem, e sim aproveitar um equipamento velho para APRENDER, por exemplo: com uma máquina de lavar é possível aprender sobre hidráulica, elétrica e comandos, visto que, ela tem um sistema de comandos de entrada e saída de água e de ligar e desligar o motor, tem o sistema de entrada, saída e reaproveitamento de água, e um sistema eletrônico simples, porém eficaz, que comanda os solenoides, motor, sentido de rotação, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário